Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

CIÊNCIAS CIRÚRGICAS - EDITAIS DE MESTRADO E DOUTORADO

USA flag

 

 

MESTRADO

EDITAL 59/2022

Exame de Seleção

 Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas – Turma 2022

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos termos das Resoluções 1/2006 e 2/2006 do CEPG/ UFRJ e de acordo com o Regulamento do Programa, torna público que estarão abertas, de 16 a 23 de fevereiro de 2022, as inscrições para a seleção pública ao curso de Mestrado em Ciências Cirúrgicas, turma de 2022, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital.

 

  1. Do número de Vagas

O Curso de Mestrado em Ciências Cirúrgicas disponibiliza um total de 10 (dez) vagas.

1.1. Atendendo a orientação da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR-2 da UFRJ e em consonância com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Direitos Humanos, do total de vagas, 20% são reservadas para ações afirmativas na pós-graduação.

 

  1. Das Inscrições

As inscrições para o processo de seleção de candidato(s) ao Curso de Mestrado estarão abertas do dia 16 a 23 de fevereiro de 2022, de 10 às 14 horas, na secretaria do Programa de Pós‑Graduação, localizada no HUCFF- Hospital Clementino Fraga Filho da Faculdade de Medicina da UFRJ, 11º andar - sala Wigand Joppert Filho, Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 – Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ.

  1. Documentos de Inscrição

No ato da Inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. a) Histórico escolar e Diploma (cópias autenticadas), do Curso de Graduação em Medicina ou áreas afins, reconhecido pelo MEC;
  2. b) Curriculum Vitae no formato Lattes, atualizado e comprovantes (cópias);
  3. c) Comprovante de vínculo em atividade regular em pesquisa na graduação, tais como iniciação científica; tendo, preferencialmente, sido bolsista de agências de fomento ou monitor;
  4. d) Projeto de Dissertação, em andamento, inserido nas linhas de pesquisa do Programa (três cópias impressas) e com resultados parciais;
  5. e) Carta assinada por professor permanente do Programa de Ciências Cirúrgicas, concordando em orientar o proponente, caso aprovado; (a lista encontra-se na página da Diretoria de Pós Graduação da Faculdade de Medicina/UFRJ http://ppgfm.medicina.ufrj.br/index.php/ciencias-cirurgicas/docentes)
  6. f) Comprovante de aprovação do projeto no Comitê de Ética respectivo (CEP –Clínica Cirúrgica, ou CEUA-Cirurgia Experimental)
  7. g) Documento de identidade e CPF (cópias);
  8. h) Registro do Conselho Regional de Medicina ou da área afim, quando pertinente;
  9. i) Certificado, de instituição reconhecida, que comprove capacidade de leitura e compreensão em inglês datado de no máximo 5 anos. (Recomendável, mas não impeditivo para a inscrição).
  10. Nota: O aluno que não comprovar por meio de certificado sua proficiência em inglês, se compromete a realizar prova de conhecimentos da língua, realizada por esta Instituição, no primeiro ano após sua matrícula.
  1. Do Processo Seletivo

O exame de seleção para o Mestrado constará de:

  1. Análise do Curriculum Vitae, no formato Lattes, peso 5 (cinco);
  2. Defesa do Projeto, compreendendo apresentação do mesmo (limitada até 20 minutos), peso 5 (cinco)

A Seleção será realizada nos dias 7, 8 e 9 de março de 2022, de 9 às 16 horas, no Centro de Cirurgia Experimental, Bloco J, 2º andar, situado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

A escala de apresentação do Projeto será divulgada oportunamente, após as inscrições, afixada no quadro de aviso na secretaria do Programa e via e-mail informado pelo candidato.

  1. Do Resultado Final

A lista contendo o nome dos selecionados será divulgada por meio eletrônico e afixada na secretaria do Programa.

  1. Da matrícula

A matrícula dos aprovados será realizada no dia 22 de março, pela secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Cirúrgicas e as inscrições em disciplina se darão de 26 de março a 5 de abril no modo on-line. A documentação a ser apresentada será informada posteriormente.

 

  1. Das Disposições Finais

O curso de Mestrado em Ciências Cirúrgicas oferece bolsas da CAPES, cuja concessão e divisão se efetuarão em função da disponibilidade das mesmas, segundo critérios fixados pela Comissão Deliberativa do Programa.O programa de pós-graduação em Ciências Cirúrgicas será contemplado com recursos financeiros provenientes do orçamento da UFRJ para Capacitação e Qualificação de Servidores, no valor mensal correspondente a uma bolsa de mestrado e, ou doutorado, por estudante servidor, Docente ou Técnico-Administrativo em Educação regularmente matriculado, conforme o Programa de Qualificação Institucional – PQI/UFRJ O(a) candidato(a) que participar do processo de seleção reconhecerá a aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

O(a) candidato(a) inscrito que não for selecionado terá o prazo de até 60 (sessenta dias) para retirar os documentos apresentados, após o qual estes serão inutilizados.

 

Os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão Deliberativa do Programa.

 

 

Rio de Janeiro, 1 de fevereiro de 2022

 

Prof. José Eduardo Ferreira Manso

Coordenador do PPG em Ciências Cirúrgicas

 

Prof. José Roberto Lapa e Silva

Diretor Adjunto de Pós-Graduação

Faculdade de Medicina-UFRJ

 


 

DOUTORADO

EDITAL 60/2022

Exame de Seleção

Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas – Turma 2022

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos termos das Resoluções 1/2006 e 2/2006 do CEPG/ UFRJ e de acordo com o Regulamento do Programa, torna público que estarão abertas, de 16 a 23 de fevereiro de 2022, , as inscrições para a seleção pública ao curso de Doutorado em Ciências Cirúrgicas, turma de 2022, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital. São ofertadas 10 (dez) vagas, de FLUXO CONTÍNUO, para matrícula nos meses de março a setembro.

  1. Do número de Vagas
  2. O Curso de Doutorado em Ciências Cirúrgicas disponibiliza um total de 10 (dez) vagas.

1.1. Atendendo a orientação da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR-2 da UFRJ e em consonância com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Direitos Humanos, do total de vagas, 20% são reservadas para ações afirmativas na pós‑graduação.

  1. Das Inscrições
  2. As inscrições para o processo de seleção de candidato(s) ao Curso de Doutorado estarão abertas do dia 16 a 23 de fevereiro de 2022, de 10 às 14 horas, na secretaria do Programa de Pós Graduação, localizada no HUCFF- Hospital Clementino Fraga Filho da Faculdade de Medicina da UFRJ, 11º andar - sala Wigand Joppert Filho, Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255, Ilha do Fundão, – Rio de Janeiro/RJ.
  1. Documentos de Inscrição

No ato da Inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. a) Histórico escolar e Diploma (cópia), do Curso de Graduação em Medicina ou áreas afins, reconhecido pelo MEC;
  2. b) Histórico escolar e Diploma (cópia), de Mestrado em Medicina ou áreas afins, obtido em Curso credenciado pelo Ministério da Educação, ou obtido no exterior e revalidado pelas instâncias competentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  1. c) Curriculum Vitae no formato Lattes, atualizado e comprovantes (cópias);
  2. d) Projeto de Tese, em andamento, inserido nas linhas de pesquisa do Programa (três cópias impressas) e com resultados parciais;
  3. e) Carta assinada por professor permanente do Programa de Ciências Cirúrgicas, concordando em orientar o proponente, caso aprovado (a lista encontra-se na página da Diretoria de Pós Graduação da Faculdade de Medicina/UFRJ http://ppgfm.medicina.ufrj.br/index.php/ciencias-cirurgicas/docentes);
  4. f) Comprovante de aprovação do projeto no Comitê de Ética respectivo (CEP – Clínica Cirúrgica, ou CEUA- Cirurgia Experimental)
  5. g) Publicação da Dissertação de Mestrado, sob forma de artigo completo em revista indexada, pelo menos na base de dados PubMed/Medline com fator de impacto;
  6. h) Documento de identidade e CPF (cópia);
  7. i) Registro do Conselho Regional de Medicina ou da área afim, quando pertinente;
  8. j) Certificado, de instituição reconhecida, que comprove capacidade de leitura e compreensão em inglês (Recomendável, mas não impeditivo para a inscrição).

Nota: O aluno que não comprovar, por meio de certificado sua proficiência em inglês, se compromete a realizar prova de conhecimentos da língua, realizada por esta Instituição, no primeiro ano após sua matrícula.

 

A admissibilidade do Candidato ao Doutorado, sem o Mestrado, estará condicionada à aprovação da Comissão Deliberativa do Programa.

 

  1. Do Processo Seletivo

O exame de seleção para o Doutorado constará de duas fases eliminatórias:

  1. Análise do Curriculum Vitae, no formato Lattes, peso 5 (cinco);
  2. Defesa do Projeto, compreendendo apresentação do mesmo (limitada até 20 minutos), peso 5 (cinco)

A Seleção será realizada nos dias 7,8,9 de março de 2022, de 09 às 16 horas, no Centro de Cirurgia Experimental, Bloco J, 2º andar, situado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

A Avaliação do Projeto de Pesquisa será feita por Banca Examinadora, reunida para este fim, composta de membros indicados pela Comissão Deliberativa do Programa. A escala de apresentação do Projeto será divulgada oportunamente, após as inscrições, afixada no quadro de aviso na secretaria do Programa e via e-mail informado pelo candidato.

  1. Do Resultado Final

A lista contendo o nome dos selecionados será divulgada por meio eletrônico e afixada na secretaria do Programa

  1. Da matrícula

A matrícula dos aprovados ao Curso de Doutorado será realizada nos meses de março a setembro, pela secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Cirúrgicas. O procedimento será informado posteriormente.

  1. Das Disposições Finais

O curso de Doutorado em Ciências Cirúrgicas oferece bolsas da CAPES, cuja concessão e divisão se efetuarão em função da disponibilidade das mesmas, segundo critérios fixados pela Comissão Deliberativa do Programa.

O programa de pós-graduação em Ciências Cirúrgicas será contemplado com recursos financeiros provenientes do orçamento da UFRJ para Capacitação e Qualificação de Servidores, no valor mensal correspondente a uma bolsa de mestrado e/ou doutorado, por estudante servidor, Docente ou Técnico-Administrativo em Educação regularmente matriculado, conforme o Programa de Qualificação Institucional – PQI/UFRJ.

O(a) candidato(a) inscrito que não for selecionado terá prazo de até 60 (sessenta dias) para retirar os documentos apresentados, após o que estes serão inutilizados.

O(a) candidato(a) que participar do processo de seleção reconhecerá a aceitação das normas
estabelecidas neste Edital.

Os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão Deliberativa do Programa.

 

 

Rio de Janeiro, 1 de fevereiro de 2022

 

Prof. José Eduardo Ferreira Manso

Coordenador do PPG em Ciências Cirúrgicas

 

Prof. José Roberto Lapa e Silva

Diretor Adjunto de Pós-Graduação

Faculdade de Medicina- UFRJ

 

EDITAIS ANTERIORES

 

EDITAIS DE MESTRADO (744/2019) E DOUTORADO (745/2019) - TURMA DE 2020

 

EDITAIS DE MESTRADO (142/2021) E DOUTORADO (143/2021) - TURMA DE 2021

 

♦♦♦

UFRJ Programas de Pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ