ESPECIALIZAÇÃO EM DERMATOLOGIA - EDITAL 2020/1o  SEMESTRE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DERMATOLOGIA - 2020

EDITAL No587, DE 4 DE SETEMBRO DE 2019

ABERTURA DE INSCRIÇÃ0 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS

INSCRIÇÃO: (on-line através de formulário disponível no site http://www.medicina.ufrj.br/cadastro_pos-grad.php)

• PERÍODO: 14 de outubro a 13 de dezembro de 2019
  • DOCUMENTOS NECESSÁRIOS para preenchimento do formulário de inscrição:
    • Inscrição no CRM (poderão se inscrever os candidatos com colação de grau prevista para até janeiro de 2020)
    • Identidade; CPF e certificado militar
    • Comprovante de pagamento do valor referente ao ressarcimento das despesas iniciais
  • VALOR REFERENTE A RESSARCIMENTO DE DESPESAS INICIAIS:
    • R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais)
    • Depósito na conta FUJB (Fundação Universitária José Bonifácio)
    • Banco do Brasil – Agência: 2234-9 – Conta corrente: 957.333-X - Código Identificador: (colocar o número do CPF do candidato)

Obs.:O depósito SÓ PODE SER feito diretamente no Caixa do Banco.

NÃO SERÃO aceitos e considerados os depósitos feitos por: transferência, DOC, cheque ou no caixa automático.

• Observações:
    1. A inscrição só será efetivada mediante:
  • 1.1 passo: preenchimento da ficha de inscrição no site medicina.ufrj.br e
  • 1.2 passo: envio do comprovante de depósito do valor referente a ressarcimento de despesas iniciais (colocar o nome do candidato) e da ficha de inscrição para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    1. Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor referente a ressarcimento de despesas iniciais

SELEÇÃO - CRITÉRIO:

• Prova de conhecimento em Medicina (1a fase: todos os candidatos)
    • Prova de compreensão de texto redigido em inglês (2a fase: só os candidatos classificados na 1a fase)
    • Entrevista - trazer 3(três) vias do Curriculum Vitae (2a fase: só os candidatos classificados na 1a fase)
  • CRONOGRAMA DA PROVA:
    • Prova Escrita: 8 de janeiro de 2020
    • Resultado da prova escrita: 8 de janeiro de 2020
    • Entrevista: 9 de janeiro de 2020
    • Resultado final: 10 de janeiro de 2020
  • LOCAL:
    • Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ

Serviço de Dermatologia - 5O andar (sala 05 B 11)

• HORÁRIO: 8:00 às 12:00 h (duração da prova – 3 horas)
  • OBSERVAÇÃO: No dia da prova será obrigatória a apresentação de:
    • CRM ou
    • Documento de identidade e Declaração de colação de grau em Medicina até janeiro de 2020 (Cópia autenticada)

• NÚMERO DE VAGAS:
  • 9 (nove)

MENSALIDADE:

• R$ 2.900,00 (vencimento até o dia 10 do mês corrente)

CARGA HORÁRIA:

• 5.895 horas, 263 créditos (3 anos - integral)

INÍCIO DO CURSO:

2/3/2020

EMENTA:

Capacitar os alunos para o exercício profissional da Dermatologia; aprofundar o conhecimento científico, visando desenvolver aptidões para o reconhecimento das afecções cutâneas, sendo-lhes oferecidos os meios para o diagnóstico, solicitação de exames complementares, avaliação e crítica das mais variadas situações dermatológicas, bem como orientação, tratamento e evolução dos pacientes.

PROGRAMA DE PROVA

1. Alterações da consciência
  2. Cefaléia
  3. Choque
  4. Cianose
  5. Diarréia
  6. Dispnéia
  7. Doenças cardiovasculares
  8. Doenças dermatológicas, estrutura e funções da pele e lesões elementares cutâneas
  9. Doenças endócrinas
  29. Infecções
  30. Intoxicações
  31. Neoplasias benignas e malignas
  32. Temas de cirurgia: avaliação pré-operatória; distúrbios pós-operatórios; infecções e sepse; abdômen agudo; fistulas; hemorragia digestiva; parada cardíaca em cirurgia; trombose venosa e embolia pulmonar; insuficiência renal aguda; cirurgia na criança, no idoso, na gravidez, no câncer, no obeso e no desnutrido; cirurgia ambulatorial, cardiovascular, pulmonar, hepatobiliar; urológica; ginecológica e coloproctológica
  33. Temas de obstetrícia: gestação em mulheres acima de 40 anos; abortamentos; gravidez ectópica; deslocamento prematuro da placenta; aminiorrexe prematura; doença hipertensiva especifica da gravidez e hipertensão arterial crônica na gravidez; indicação e contra-indicação de medicamentos
  34. Temas de ortopedia: fraturas; entorses; tendinites; artrose e artrite
  35. Temas de pediatria: infecções congênitas; vacinações; diarréia persistente;desidratação; desnutrição; asma; infecção de vias aéreas superiores; pneumonias e broncopneumonias; febre reumática; glomerolonefrite difusa agudas; leucemias agudas; tumor de Wilms; osteosarcoma; sarcoma de Ewing e retinoblastoma.

♦♦♦