CLÍNICA MÉDICA - EDITAIS 856 (MESTRADO) & 857 (DOUTORADO) DE 2023-1
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA
Edital 856/2022 (MESTRADO)
TURMA DE 2023-1
Exame de Seleção para Ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em ClínicaM édica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos termos das Resoluções 01/2006 e 02/2006 do CEPG/ UFRJ e de acordo com o Regulamento do Programa, torna público que estarão abertas, de 16 a 20 de janeiro de 2023, as inscrições para a seleção ao curso de Mestrado em Clínica Médica, turma de 2023-1, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital.
Este Edital estabelece as normas e procedimentos para a seleção de candidatos ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica para o primeiro semestre de 2023 que, respeitando a orientação da Reitoria da UFRJ.
Da Titulação a Ser Obtida - MESTRE
O Programa disponibilizará um total geral de 50 vagas para Mestrado Acadêmico.
Atendendo a orientação da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR-2 da UFRJ e em consonância com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Direitos Humanos, do total de vagas, 20% são reservadas para ações afirmativas na pós-graduação.
Item 1 – Das Inscrições
As inscrições para o processo de seleção de candidato(s) ao mestrado estarão abertas do dia 16 a 20 de janeiro de 2023, e devem ser feitas por email (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) pelos orientadores dos candidatos, necessariamente Docentes Permanentes do Programa.
Item 2 – Da Avaliação
A seleção dos candidatos é feita em 03 (três) etapas distintas. Todas as etapas são obrigatórias e de caráter eliminatório.
Primeira Etapa – O candidato a ingresso no Mestrado do Programa deverá, previamente, estar em estágio de pesquisa, durante o qual o docente responsável fará a avaliação do desempenho do estagiário que deverá ser comprovada por declaração para matrícula. Somente após a conclusão do estágio de pesquisa, de no mínimo 3 (três) meses, o estagiário poderá submeter-se ao exame de seleção para ingresso no Programa.
Segunda Etapa – Aprovação na avaliação do projeto de pesquisa, feita por banca examinadora composta por dois doutores (docentes ou técnico-administrativos) da UFRJ. O resultado é de aprovação ou reprovação.
Terceira etapa – avaliação de conhecimentos específicos na área de formação do candidato será feita por meio remoto, com a anuência por escrito do candidato e do orientador. A presidência da banca providenciará a ata, que será assinada por ela. A avaliação deverá ser gravada e cópia enviada para a coordenação do programa. Em caso de não haver disponibilidade técnica por parte do candidato para a realização da avaliação por meio remoto, o orientador deverá providenciar tal meio.
Excepcionalmente, a avaliação poderá ser feita presencialmente em local a ser designado pelo orientador com acesso aos meios digitais e deverá contar com a aprovação do candidato. O resultado deverá ser enviado pelo orientador para e-mail do Programa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) até o dia 3 de fevereiro de 2023. A nota mínima da prova de conhecimentos específicos é 7,0 (sete). O exame de proficiência em língua inglesa (TEAP) será realizado no dia 1º de fevereiro de 2023, através do site da Empresa Tese Prime. A nota mínima é 7,0 (sete) para mestrado.
Item 3 – Do Resultado Final
A aprovação do candidato será informada por e-mail no qual seguirá a lista de documentos necessários e o formulário para matrícula.
Posteriormente os aprovados receberão e-mail com informações da data para a entrega dos documentos para a matrícula.
Não há previsão de número de bolsas disponíveis.
O curso de Mestrado em Clínica Médica oferece bolsas da CAPES e do CNPq, cuja concessão e divisão se efetuarão em função da disponibilidade das mesmas, segundo critérios fixados pelas Agências de Fomento e pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica.
Item 4 – Das Disposições Finais
O(a) candidato(a) que participar do processo de seleção reconhecerá a aceitação das normas estabelecidas neste Edital.
Os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão Deliberativa do Programa.
Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 2022
Prof. Heitor Siffert Pereira de Souza
Coordenador do Programa
Profa. Mônica Roberto Gadelha
Diretora da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina
EDITAL 857/2022 (DOUTORADO)
TURMA 2023-1
Seleção para Ingresso no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos termos das Resoluções 01/2006 e 02/2006 do CEPG/ UFRJ e de acordo com o Regulamento do Programa, torna público que estarão abertas, de 16 a 20 de janeiro de 2023, as inscrições para a seleção ao curso de Doutorado em Clínica Médica, turma de 2023-1, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital.
Este Edital estabelece as normas e procedimentos para a seleção de candidatos ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica para o primeiro semestre de 2023.
Da Titulação a Ser Obtida – DOUTOR
O Programa disponibilizará um total geral de 50 vagas para Doutorado.
Atendendo a orientação da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR-2 da UFRJ e em consonância com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Direitos Humanos, do total de vagas, 20% são reservadas para ações afirmativas na pósgraduação.
Item 1 – Das Inscrições
As inscrições para o processo de seleção de candidato(s) ao doutorado estarão abertas do dia 16 a 20 de janeiro de 2023, e devem ser feitas por email (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) pelos orientadores dos candidatos, necessariamente Docentes Permanentes do Programa.
Item 2 – Da Avaliação
A seleção dos candidatos é feita em 03 (três) etapas distintas. Todas as etapas são obrigatórias e de caráter eliminatório.
Primeira Etapa – O candidato a ingresso no Doutorado do Programa deverá, previamente, estar em estágio de pesquisa, durante o qual o docente responsável fará a avaliação do desempenho do estagiário que deverá ser comprovada por declaração para matrícula. Somente após a conclusão do estágio de pesquisa, no mínimo 3 (três) meses, o estagiário poderá submeter-se ao exame de seleção para ingresso no Programa.
Segunda Etapa – Aprovação na avaliação do projeto de pesquisa, feita por banca examinadora composta por três doutores (docentes ou técnico-administrativos) da UFRJ. O resultado é de aprovação ou reprovação.
Terceira Etapa – O exame de proficiência em língua inglesa (TEAP) será realizado no dia 1º de fevereiro de 2023, através do site da Empresa Tese Prime. A nota mínima é 8,0 (oito) para doutorado.
Item 3 – Da Matrícula
A aprovação do candidato será informada por e-mail no qual seguirá a lista de documentos necessários e o formulário para matrícula.
Posteriormente os aprovados receberão e-mail com informações sobre a data da entrega dos documentos para a matrícula.
Não há previsão de número de bolsas disponíveis.
O curso de Doutorado em Clínica Médica oferece bolsas da CAPES e do CNPq, cuja concessão e divisão se efetuarão em função da disponibilidade das mesmas, segundo critérios fixados pelas
Agências de Fomento e pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica.
Item 4 – Das Disposições Finais
O(a) candidato(a) que participar do processo de seleção reconhecerá a aceitação das normas estabelecidas neste Edital.
Os casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão Deliberativa do Programa.
Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 2022
Prof. Heitor Siffert Pereira de Souza
Coordenador do Programa
Profa. Mônica Roberto Gadelha
Diretora da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina